Nossa comunidade não é restrita aos controladores Arduíno, sempre tentamos deixar isso claro. Nós também “brincamos” com outros controladores.

No último final de semana, brincando com o ESP8266, achei o micropython, um port do (duh) Python para controladores. É uma versão reduzida da linguagem, mas nem por isso menos poderosa.

Instalei seguindo os passos da documentação, que é bem clara e objetiva, foi fácil. É fácil achar um tutorial de como instalar, por isso não vou descrever os passos aqui.

Para desenvolver, uso o Vim localmente e efetuar o upload ou testar códigos direto no ESP, estou usando o rshell, foi de longe, a melhor opção pra mim, por ser rápido e fácil de instalar.

Testei duas ou três IDEs para desenvolvimento, mas nenhuma me agradou pra falar a verdade. E no caso do ESP, eu não gostava de programar ele na IDE do Arduino simplesmente porque o upload é muito lento - pelo menos comigo - e as coisas parecem não ficar estáveis. Como a wifi que vivia caindo a conexão.

Estou bem contente com o MicroPython por enquanto, tanto que criei um projetinho e tá rodando a alguns dias aqui sem problemas. Para quem ficar interessado, ele pode ser visto aqui: ISS-Overhead-Check.

Bom,o grupo continua ativo, mande suas idéias também, no que você está trabalhando agora?

Um abraço, Thiago Paes.


Arduino-SC

Grupo de Usuários Arduino de Santa Catarina.